Durante os dias 27 de setembro a 1º de outubro, chefs de todo o país, produtores de alimentos, organizações ambientais, comunidade local e turistas se reuniram em Trancoso para vivenciar a sustentabilidade, a preservação e o bem-estar, durante o Organic Festival.
Divulgação
O evento foi dedicado à conscientização sobre os benefícios do turismo e da gastronomia sustentável, bem como seus impactos positivos no meio ambiente e na comunidade local. O Allegria foi um dos restaurantes do Quadrado que participou dessa edição, destacando seu propósito de combinar iguarias regionais em receitas de alcance global.
Os moradores da cidade e os turistas foram convidados a uma imersão no conceito “da terra à mesa”, experimentando receitas com ingredientes da rica biodiversidade local.
No Allegria, foram elaborados três pratos exclusivos para o festival. Como entrada, foi servido Salmão com Vieiras, Azeite trufado, Flor de sal e Flores da horta da Su. O prato principal foi a Pizza de jaca e, para adoçar o paladar, a casa trouxe Sorvete de baunilha baiana com Crumble de goiabada, Gel de coco e Flores.
A data do festival foi escolhida propositalmente, pois coincidiu com o dia 29 de setembro, o Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício, que foi um tema importante durante o evento, com o Projeto Comida Invisível que tem como intuito de conscientizar sobre o desperdício de alimentos. No qual, o Allegria e outros restaurantes participantes buscaram soluções criativas para lidar com os excessos das produções culinárias em suas cozinhas, transformando os ingredientes excedentes que seriam descartados em novos pratos.
A casa celebrou durante o festival não apenas a riqueza da culinária local e a importância da sustentabilidade, mas também destacou a capacidade da comunidade e dos chefs de se adaptarem e inovarem em prol de um mundo mais consciente.
O Allegria reforçou seu compromisso com a redução do desperdício alimentar e fortaleceu o seu papel como protagonista do cenário gastronômico local, contribuindo para que a cidade baiana se torne uma referência em turismo e gastronomia sustentável.