Da redação
Sessão especial do Senado Federal realizada na manhã desta segunda-feira, 7, homenageou a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Nacional) pelos 65 anos (hoje 66) anos de sua criação. A sessão foi presidida pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), autor do requerimento, junto com outros senadores.
Fotos: Rone Rodrigues
Senador Eduardo Gomes recebe de Evandro Novak o troféu Amigo da Abrajet
A importância da Abrajet na divulgação do turismo e da indústria para a economia brasileira foram destaques durante o evento, assim o empenho do senador Eduardo Gomes para fortalecimento do setor. Relator da Lei Paulo Gustavo, que beneficia o segmento cultural, especialmente o audiovisual, Gomes é um ferrenho defensor do turismo como fator de desenvolvimento sustentável no país.
Na ocasião foi criada a seccional da Abrajet do Distrito Federal e empossada sua diretoria, que tem como presidente o jornalista e empresário Wílon Wander Gomes. O Deputado Distrital Rogério Morro da Cruz, esteve presente representando a Câmara Legislativa do DF. Um dos incentivadores da criação da seccional da Abrajet no DF, o presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Fernando Brites, marcou a solenidade com sua presença.
Participaram da sessão especial Abrajetianos de oito estados – Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Tocantins – e Distrito Federal.
Compuseram a mesa diretora dos trabalhos, além do presente, senador Eduardo Gomes, os jornalistas Evandro Novak, presidente da Abrajet Nacional, Cláudio Magnavita, ex-presidente da Abrajet Nacional e representando os fundadores da entidade e Luiz Pires, diretor administrativo da Abrajet Nacional e presidente da seccional do Tocantins.
Prestigiaram o evento os presidentes da Abrajet Nacional, Ricardo Guerra, Belmiro Gregório e Miriam Petrone, a presidente da seccional do Maranhão, Lea Zacheu, o representante da Abrajet no Espírito Santo, Luiz Ximenes, a representante da Abrajet em Sergipe, Carla Passos, e os abrajetianos tocantinenses Maju Cotrim, diretora de Comunicação, Rojas e Mara Rita Rhoden.